Baião + Blues = Jefferson Gonçalves

Jefferson Gonçalves

Apostila

Áudio

O carioca Jefferson Gonçalves começou a carreira no início da década de 1990, seguindo por um caminho comum a muitos gaitistas: o blues. Logo, trocou a profissão de bancário pela de músico, fundou a banda Baseado em Blues e o trio acústico Blues Etc., gravou com artistas de diferentes gêneros e se consolidou como um dos mais completos nomes da gaita no País – inclusive representando o Brasil em encontros internacionais, como o da Sociedade para a Preservação e Avanço da Harmônica (SPAH, em 1998, em Detroit – EUA).

No entanto, o blues não foi fator limitante para Jefferson. O gaitista identificou traços muito semelhantes entre a música negra norte-americana e a do Nordeste brasileiro, baseada nos ritmos do forró, como o baião, o xaxado e o xote. E essa percepção alargou-lhe os horizontes.

Dedicou-se, então, a estudar os representantes mais significativos da arte nordestina. Descobriu o maracatu e o samba rural e, como conseqüência natural, incorporou esses elementos ao seu primeiro CD solo, “Gréia” (2004). A mistura foi bem recebida por críticos e público. “Gréia” põe no mesmo balaio a criatividade de Bob Dylan e de Luiz Gonzaga, o balanço de Jackson do Pandeiro e de Ray Charles. Tudo é música, afinal – e de extrema qualidade.

Paralelamente, Jefferson Gonçalves aprimorou seu trabalho de arte-educação, que já vinha desenvolvendo no Rio de Janeiro, centrado no blues, desde 1996. Lançou DVDs com os fundamentos da gaita diatônica e estabeleceu-se como referência no ensino do instrumento no Brasil.

A experiência o levou a tocar para públicos diversos, além de diversificar sua área de atuação, ampliando seus horizontes musicais e educacionais.

Em 2002 e 2003, fez turnês na Argentina, se apresentando em algumas das melhores casas de Buenos Aires, como o Teatro San Martin. Foi também em 2003, que ministrou o primeiro curso de gaita em Nova Olinda, cidade do Cariri cearense. Nessa iniciativa, realizada em parceria com a ONG Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, Jefferson utilizou as bases conceituais de sua mesclagem musical. Deixou gravada, inclusive, como ferramenta de estudo, uma vídeo-aula produzida pelos próprios alunos da instituição. Os resultados foram extremamente positivos. De volta a Nova Olinda em 2005, pôde constatar avanços da garotada da ONG, considerando inclusive as ricas possibilidades oferecidas pela gaita – um instrumento versátil, aplicável a diferentes ritmos, de inquestionável portabilidade e, sobretudo, de custo baixo. Não só isso: criou na cidade uma banda de apoio, com a qual tem se apresentado em shows na Região do Cariri.

Desde 2004, em parceria com o SESC – Ce, SEBRAE e a produtora VIA DE COMUNICAÇÃO, Jefferson ministra oficinas de harmônica e formação de bandas, o músico já passou pelas cidades de Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Fortaleza, Guaiuba, Maranguape, Guaramiranga, Piacatuba, Caucáia, São Gonçalo do Amarante, entre outras. Nesses locais, ele seleciona músicos não profissionais e forma uma banda em cada cidade, Jefferson, além de passar algumas noções de música, monta o repertório de cada banda, organiza os arranjos e viaja com esses “novos” músicos para Guaramiranga, onde as bandas se apresentam durante o festival de Jazz & Blues, hoje muitos dos participantes estão se profissionalizando e vivendo de música em suas cidades.

Em 2005 partiu para o desafio do segundo disco „Conexão Nordeste – Gréia ao Vivo‟, gravado 19 de julho de 2005, no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro por ocasião do projeto – É Tempo de Blues. Ainda em 2005, participou da primeira edição do Fórum Harmônicas Brasil, em Fortaleza, o único evento do País focado no instrumento que reúne apresentações musicais e ações de arte-educação e de inclusão social, ministrando aulas para crianças e adolescentes da Fundação Raimundo Fagner. Neste mesmo ano, retornou aos Estados Unidos, para mais uma série de shows, dessa vez ao lado do guitarrista Big Gilson e do cantor inglês The Wolf. Os músicos se apresentaram em espaços considerados essenciais para o blues e o jazz, entre os quais o Blue Note (Nova York), Deep Ellum Blues (Texas) e Bamboo Room (Florida), dentre outros.Em 2007, realizou sua primeira tour pela Europa, com o apoio da Hering Harmônicas. Sua primeira parada foi em Frankfurt – Alemanha, na maior feira de instrumentos musicais a MUSIKMESSE, onde fez o lançamento oficial da linha de gaitas com sua assinatura fabricada pela Hering Harmônicas e depois seguiu para a Espanha onde se apresentou ao lado do guitarrista Big Gilson, nas cidades de Madrid e Toledo.

 

Em 2008 o músico se apresentou com sua banda na 9°edição do festival de Jazz e Blues de Guaramiranga – CE e em março lançou seu terceiro CD solo: Ar Puro (Blues Time Records) e no mês de junho se apresentou junto do guitarrista Kléber Dias, no Senegal Folk Festival, realizado em Dakar, no Théâtre de Verdure do Institut Français Léopold Sédar Senghor, o convite partiu da Embaixada do Brasil no Senegal e do grupo musical senegalês, Les Frères Guissé; Além de se apresentarem com o grupo, a dupla mostrou ao povo senegalês um pouco da mistura do blues com os ritmos nordestinos e músicas de seu bem sucedido CD – Ar Puro, o sucesso foi tão grande que a dupla voltou em 2009 e 2010 para o Senegal, dessa vez acompanhados da bailarina Juliana Longuinho dentro do projeto Raízes, além dos shows no parque de Hann e na praia de Hann, Jefferson ministrou uma oficina de gaita para crianças carentes em Dakar.

Com toda esta experiência adquirida em centenas de shows, gravações e workshops, Jefferson Gonçalves tem sido uma referência em harmônica no Brasil.

Divulgação Encruzilhada 4º CD de Jefferson Gonçalves

Workshop

jefferson_gon

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s